quinta-feira, julho 31, 2008

Saúdinha

O Presidente da República anunciou hoje que vai falar às oito horas aos portugueses, interrompendo as férias. Diz que vai abordar um assunto de elevado interesse nacional. Sede de protagonismo, é o que é.

Especula-se que vai adiar as eleições regionais nos Açores ou que vai vetar uma porrada de leis. Claro que o Montra já tem uma cópia do comunicado. Porquê? Porque somos os melhores, os mais astutos, conhecemos tudo e todos, temos influências em altos cargos da nossa nação. E, sobretudo, porque partilhamos as nossas instalações com um centro-cópia que os assessores do Cavaco usam para imprimir os textos, uma vez que o homem leva a sua forretice ao extremo. Manda, por exemplo, imprimir tudo frente e verso para se poupar no Navigator, que nem sequer é de 0,8 gramas, mas daquele mais fininho. É o que dá trabalharmos paredes meias com um centro-cópia. Paredes meias é vil expressão, mas olha agora fica. Ora, um erro da Gorete (a quem falta um dente) ao indicar a impressora ao sotôr que veio cá com a disquete, fez com que este último imprimisse o texto para a impressora do meu computador. Maneiras que agora tenho aqui o texto, que passo a reproduzir em todo o seu esplendor (esta alusão ao hino, tratando-se do Presidente da República, é, em si mesma, um hino, uma cantiga vá, ao bom português que ensopa estes nossos textos; e isto tratando-se de uma frase que começou com um “Maneiras” que indica preguiça, sim senhor, muita preguiça em estabelecer a causalidade que advinha da frase anterior mas que, não deslumbrando, cumpre). Ora então o discurso do homem, naquilo que presumo ser uma versão não definitiva:

“ Caros portugueses, interrompo as minhas férias para fazer aquilo que entendo ser uma obrigação inerente ao cargo para que fui escolhido: tenho o canalizador lá na casa do Algarve e aquilo parece que vai demorar a de denunciar uma situação que afecta todos os cidadãos nacionais. Num momento em que o aquecimento global está na ordem do dia, é inadmissível que num país membro da Comunidade União Europeia o tempo esteja tão enovoado enebulado encoberto. A água do mar esteve esta semana a 17 graus. Parece a Figueira da Foz. Parece que numa altura em que se discutem alterações à lejislação legislação laboral, era de meter redigir qualquer coisa uma disposição que previce previsse a possibilidade de dias de férias manhosos inadequados não contarem para o tempo de descanso que cada trabalhador merece. Vi, nos últimos dias, muitos portugueses a sair da praia às quatro da tarde. Em camisolas. Uma criança choramingava chorava por não poder estar na água. Tem sido um ver se te avias uma situação insustentável para o comércio local e, consequentemente, para a economia nacional. Alerto para esta questão por causa do canalizador que me fez vir para cima e abandonar a vivenda Mariani uma questão de consciência. Espero que o Sócrates quem de direito faça o mesmo. Obrigado e boas férias para todos.”

E é isto.

FR

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

vem aí merda

quinta-feira, julho 31, 2008 6:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A esperança é uma coisa linda, não é?

Frederico Roque

quinta-feira, julho 31, 2008 6:28:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home