quarta-feira, março 18, 2009

Ira

É frequente escutar duas imbecilidades que me provocam um inusitado cansaço. Diria mais, provocam uma descrença absoluta na raça humana. Creio mesmo que nos minutos que sucedem a minha percepção auditiva de semelhantes idiotices, e a minha crença só não passa a indiscutível certeza porque se me enturva o singular neurónio, chego a suplicar que uma catástrofe apocalíptica varra da terra todos os despojos que recordem as inenarráveis afirmações, mesmo que isso implique que igualmente se varram coisas óptimas, como leite com chocolate, praias, chicken tikka massala, alguns elementos da minha família e aquela miúda gira que um dia apanhou o mesmo 26 que eu .
“Que exagero!”, exclama V. Exa. que me lê, como se eu tivesse solicitado qualquer opinião.
Pois bem, uma frase como “as declarações do deputado criaram algum mal-estar no seio do grupo parlamentar” – pausa para lavar a cara - suscita-me pensamentos homicidas. Que um gajo almoce um bacalhau com um azeite carrascão que esteve sob o Sol de Serpa durante o mês de Agosto e fique com um certo mal-estar durante a tarde, eu percebo. Que um conjunto de gajos que ganham dinheiro para que tenham uma opinião e a expressem em liberdade fiquem arreliados quando um colega o faz e, no lugar de falarem com o tipo e resolverem a questão nem que seja à pantufada, padecem de mal-estar, ficam amuadinhos e ligam para os jornais para que estes dêem conta da situação ao país, eu não nunca entenderei.
Idêntico sentimento de ódio me suscita o anúncio a uma marca de equipamentos de escritórios que reza “Fluxograma, mais que um escritório, uma assinatura!” Algum gajo imaginou isto, outro escreveu, alguém concordou, gravou e produziu, o cliente aceitou e pagou, alguém mete aquilo na rádio todos os dias, e ninguém se lembrou entretanto de questionar a utilidade de um gajo ir trabalhar todos os dias e, em vez de estar sentado confortavelmente à secretária, está sentado no “x” e à procura de ficheiros no “F”. Elucide-me V. Exa. sobre se este anúncio não foi pensado por alguém com uma imaginação equiparável à do Papa Bento XVI. Morto.
FR