quarta-feira, novembro 29, 2006

Lá é que é

Por contraste com a indiferença que hoje em dia demonstro, antigamente ficava deveras irritadiço quando me vinham com merdas. Obviamente que o leitor, baseando-se no título do presente post e na frase anterior, já percebeu que me refiro às unidades de povo que, não sendo de Lisboa, insistem em afirmar que a terra delas é muito mais fria no Inverno e muito mais quente no Verão, quando comparadas com a capital. A razão de existir este desejo de ter temperaturas mais extremas que em Lisboa transborda qualquer tipo de explicação, pelo que na mesma não toco nem com uma vara de onze metros.
Dizem-me "Santarém é muito mais frio, porque tem micro-clima, sempre que em Lisboa estão 7 graus, lá estão 3" ou então "eu sei que Braga é mais a norte, mas no Verão costuma ser das terras mais quentes de Portugal". São dois exemplos de situações que se passam em capitais de distrito, mas que não raramente obtêm correspondência em sítios como Póvoa de Santo Adrião, que é ali antes de Alverca, Sintra, Parque das Nações ou Macau. Esta última conversa, precisamente, despoletou em mim uma irascibilidade contida que passou a euforia quando constatei que a conversa das temperaturas acabara de atingir um novo patamar: "Isto não é nada, Macau é muito quente e húmido mas às vezes ficam 2 graus de repente!". Longe de mim questionar as leituras realizadas pelo Instituto de Meteorologia da região, seja ele macaense, chinês ou de uma máfia local, mas bolas que estar calor e ficarem 2 graus de repente só quando se está com uma brasileira que afinal descobrimos chamar-se Marco Aurélio.
Para além desse dogma indiscutível que é Lisboa ter uma temperatura que nunca é mais quente ou mais fria que qualquer outra terra no mundo - essencialmente por causa dos tais micro-climas que só não existem em Lisboa - perante o confronto com factos indesmentíveis, como estarem 5 graus simultaneamente em Lisboa e em Aveiro, esses arautos da meteorologia e geofísica afirmam, sem se rirem, "5 graus em Aveiro é menos que em Lisboa porque lá o frio é diferente, entranha-se mais." Não tanto como um selo na boca, penso eu...
FR

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo 100%. É o síndroma do saloio.
Dá vontade de os aquecer à porrada ou então argumentar, de forma rude e intelectualmente nula:
"A tua terra é mais fria e mais quente porque é uma terra de merda e a merda tem essas amplitudes, percebeste saloio?"

quarta-feira, novembro 29, 2006 5:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tb se enquadram nessa categoria frases como "lá na frança...", "na alemanha é que é..."

eu e a minha valise de carton

(para evitar essas quedas de temperatura com o Marco Aurélio, aconselha-se uma abordagem à Mick Dundee...)

quinta-feira, novembro 30, 2006 8:35:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home