segunda-feira, novembro 27, 2006
Esta cena de Lisboa ter a maior árvore de Natal da Europa (ex-equo com Varsóvia!) é mesma merda à chico esperto. Em primeiro e único lugar, porque aquilo que ali está não é, salvo melhor opinião que na verdade há para aí aos pontapés, uma verdadeira árvore. É sim, imagine-se a lata, uma estrutura de metal em forma de árvore de Natal.
Uma árvore - ensinaram-me - tem raízes, tronco, ramos e folhas, para além de conter um mecanismo muito bem pensado que transforma dióxido de carbono em oxigénio (Deus esmerou-se; melhor só miúdas e praias e então aí o Gajo não perdoou). Ora, no máximo, aquela estrutura em forma de árvore de Natal colocada na Praça do Comércio aspira a tornar-se num andaime usado na construção de um prédio de um bairro social, na Buraca. E esta estrutura não só não faz a fotosíntese, como ainda aumenta as emissões de monóxido de carbono (aqui Deus esteve francamente mal), tal é a quantidade de parolos que se desloca de carro à Baixa lisboeta para ver as luzinhas.
Mas enfim, quiseram construí-la, até foi o Millennium (aqui o Tipo devia estar bêbado) que avançou com o guito e isso é lá com eles. Aceite-se. O que já não me parece correcto é classificar a construção em análise como "a maior árvore de Natal da Europa". Primeiro, porque há uma maior fora da Europa o que constitui uma imbecilidade porque esta - e a de Varsóvia - já são enormes. Depois porque, não sendo uma verdadeira árvore, a classificação assume-se como uma batota digna de um Valentim Loureiro. É a mesma coisa que chamar ao David do Michelangelo (não o da Buraca) o homem mais pesado de Itália ou à senhora da Estátua da Liberdade a mulher americana mais alta.
FR
3 Comments:
É a mesma porcaria com os Records do Guiness: a maior rabanda, a fartura mais comprida, a árvore mais alta, o tapete de arraiolos maior do mundo, enfim inutilidades. Vá lá que esta tem um sentido lúdicó-recreativó-culturaló-estéticó-caralho.
Enfim... Se ela é maior ou menor, tou-me nas tintas, mas acesa até a acho engraçada.
hummm, confundiste-me com a referência ao David.
não só o da Buraca (que tb há outro em Benfica) mas pelos 3 que existem em Florença...
onde é que vão pôr a 3a mega árvore de natal? Atenas, no parténon? Londres, ao lado do big ben? em trafalgar, com o nelson a apontar para ela?
havendo uma árvore maior que aquela coisa só pode ser uma sequóia enfeitada...
Devia haver uma árvore destas por cada convenção que é desrespeitada...
Genebra, Varsóvia, Kyoto, Lisboa (se bem que isso era só uma agenda para as energias renováveis e controlo poluição/desenvolvimento sustentável...) e por aí fora.
No Rio não digo pois já lá não estaria e andaria em pedaços pela Mangueira.
Na Nigéria, enfim... ainda é cedo para se saber.
Enviar um comentário
<< Home