quinta-feira, agosto 10, 2006

Por banda da explicação

Em pleno visionamento de jogo da bola, surgiu entre jovens que cresceram a ouvir os comentários futebolísticos do bestial Gabriel Alves, a aflitiva questão da diferença entre futebol "rendilhado" e futebol "mastigado".
Porque a dúvida impõe rigor, e porque o famoso comentador se recusa a responder aos meus mails desde que lhe entupi a inbox com fotos do Cristiano Ronaldo e da Merche, cumpre-me esclarecer a disparidade entre adjectivos que, à primeira ouvidela, parecem uma e a mesma coisa.
Assim, futebol "rendilhado" significa que há seis toques na bola quando podia haver só um, embora tal não signifique menos eficácia. Traduz sim, mais confiança, mais habilidade e mais gozo. O futebol "mastigado", por sua vez, denota que algo vai perro naquele meio campo, que não há esclarecimento, que não há - e este seria um passe milimétrico para a cabeça do comentador - clarividência. Um português tolera facilmente o jogo "rendilhado" embora por vezes confunda as duas expressões, pois assiste amiúde a jogos excessivamente "mastigados". Um inglês, coitado, não reconhece estes tipos de futebol e só os grama porque, apesar de ter inventado o desporto, nunca o compreendeu.
FR