quarta-feira, agosto 09, 2006

Estudo basilar sobre Casas de banho públicas - IV

Como prometera, a análise prossegue. Estávamos - obrigado, redes wi-fi - no interior do cubículo ou junto a um urinol.
Aí chegados, é impossível que a nossa atenção não vá inteiramente para as talhadas de prosa e pedaços de poesia que entre linhas inexistentes nos informam enquanto nos comovem e nos insultam ou elogiam sem pedir licença.
Por vezes, deparamo-nos com escritos a esferográfica ou marcador. E aqui cumpre parar e reflectir. Será que as casas de banho públicas são ocupadas maioritariamente por crianças em idade escolar? Quem mais poderá possuir canetas de cores diversas enquanto frequenta um lavabo? Mas não haverá aqui uma terrível (inapelável?) incongruência entre os autores e o teor dos escritos? Mais: serão também esses petizes que levam canivetes, utilizando-os para tatuar as madeiras das portas dos cubículos? E serão esses amorosos seres que queimam as tampas dos autoclismos com as pontas dos cigarros?
Respire-se fundo e prorrogue-se o tempo de resposta destas fulcrais interrogações. Melhor? Avancemos.
O conteúdo literário, digo eu que uso mais vezes o corrector ortográfico do que talheres, encontra-se algures entre um jornalista do Correio da Manhã (hoje o Carrilho descansa) e um Camilo. A sintaxe e a gramática, essas, são manifestamente uma dificuldade para os autores de casa de banho. Repare-se num clássico "Vânia és linda kero k sejas minha sempre" ou num mais ingénuo, e por isso precioso, "chupamo". Estrangeirismos como "juve leo or die" ou "vanessa luv u 4ever" só merecem esta linha pela sua inusitada estupidez.
Para concluir, temos o interesse da mensagem que o autor quer passar, que passeia entre uma Rebelo Pinto (descansa Carrilho, descansa) e um Eça. Há o tom de desafio do "keres curtir?", o informativo "96 734 77 18", a veia poética de um "puxei o autoclismo e o cagalhoto estremeceu, deu duas voltas à pia disse adeus e desceu" e o mudo grito barbárico com graves problemas de pontuação excessiva "Glorioso!!!!!!!!!!", entre tantos outros.
Termino com um desafio: o nosso mail está preparado para receber fotos de desenhos, rabiscos e cartoons encontrados em casas de banho públicas. Se a coisa correr bem, ainda faço um blog só com essas fotografias.
FR