quinta-feira, agosto 07, 2003

Coisas que não se entendem...

PORQUÊ que os folhetos de segurança das companhias de aviação parecem ter sido criados por indivíduos que não fazem a mínima ideia do que é um avião quanto mais o que é viajar num. Passo a explicar utilizando para o efeito um exemplo objectivo: O folheto de uma companhia aérea cujo nome não mencionarei mas que começa com a referência a "ar" e que rima com "estore".
Em concreto, da leitura deste folheto facilmente se retira, através de diversos ícones e desenhos perfeitamente elaborados e tremendamente explicativos, que:
- No caso de aterragem forçada e de emergência, em que o passageiro deve adoptar a posição fetal, é expressamente proibido fumar!!! Acho que a perseguição aos fumadores está finalmente a ir longe de mais. Qué dizer!!! Uma pessoa, enfiada num contentor, construído com toneladas de aço e alumínio, em queda livre, abraçada a duas almofadas, a olhar fixamente "pós" sapatos e não pode fumar um cigarrinho!!! Acho que estão a ir longe demais...
- No caso de descompressão da "cabine", em que o passageiro deve colocar a máscara que supostamente cai do compartimento acima da sua cabeça e respirar normalmente ( primeiro nas crianças, se viajar com alguma a seu lado. Este tema ficará para outra oportunidade pois também nos levaria muito longe...), é expressamente proibido fumar, falar ao telemóvel, e ouvir música em aparelhos de CD!!!! Basta !! Já não chegavam as aterragens de emergência e agora também não nos deixam fumar quando, para sobreviver, necessitamos de colocar uma máscara que tapa a boca e o nariz!!! Em relação ao telemóvel: Se uma pessoa quer fazer uma chamada a avisar que é capaz de não chegar à hora que 'tava marcada...a responsabilidade é dela. Se tira a máscara ou se fala à Darth Vader! Quanto à proibição de ouvir música: Se o passageiro não se importa de ouvir música alta, para que esta se sobreponha aos ruídos de um avião com um buraco crescente na fuselagem, o problema é dele, se bem que naquele momento, os ouvidos serão talvez um problema menor...
- No caso de incêndio na "cabine", os passageiros deverão dirigir-se, agachados, para as saídas de emergência devidamente assinaladas, utilizando para o efeito, a sinalização luminosa colocada no chão do corredor central. Aqui aplicam-se todas as proibições acima referidas mas com um pormenor. No presente caso não consegui vislumbrar qualquer luz de sinalização. Talvez se deixassem os passageiros fumar, podíamo-nos todos guiar pelas brasas dos cigarros...
Para terminar, uma pequena nota. As braçadeiras insufláveis que servem de "escorrega salva-vidas" em caso de aterragem forçada servem também de jangada em caso de amaragem. Uma pessoa fica logo mais descansada por saber estas coisas....FA