quinta-feira, agosto 24, 2006

Ai Jesus que Plutão já não é um planeta

A União Astronómica Internacional decidiu hoje que afinal Plutão já não é um planeta, pelo que o sistema solar é composto somente por Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.
Ponto prévio: nenhum dos membros da União Astronómica Internacional dormiu com uma mulher desde a descoberta de Plutão, em 1930. Tivesse eu acesso aos telescópios deles e garanto-vos que eram muito melhor empregues.
O sistema solar foi assim reduzido, à semelhança do que aconteceu com a nossa Primeira Liga de Futebol, talvez na expectativa de termos um sistema planetário mais competitivo. Plutão não foi, porém, despromovido à Segunda Liga dos planetas do sistema solar, onde encontramos clássicos como o Cometa Haley ou a Lua. O que aconteceu foi que Plutão foi agora classificado de, imagine-se a lata, planeta anão. É de uma desconsideração atroz. É a mesma coisa que os miúdos em idade escolar: "vai para ali, puto, não podes brincar connosco porque és muito pequenino!" Ora, eu percebo que os membros da União Astronómica Internacional foram vítimas deste género de abusos. Eu próprio, tantas vezes alvo de chacota por diversas razões que não importa relembrar, não resisti a roubar os brinquedos dos pequenos cientistas, colocando-os em sítio tão altos que nem de telescópio eles lhes punham a vista em cima. Mas foda-se, estamos a falar de adultos. Não há direito que se descarregue tanta fúria num planeta, só porque é mais pequeno que os outros.
Para mais, Plutão é composto por rochas, gás metano e água, mas tudo está congelado porque a temperatura média é de 220.º negativos. Ou seja, os cientistas chamam-lhe agora "anão gelado". Inconcebível! Resta a Olá para pegar na ideia para o próximo Verão.
Por último, esta decisão de despromover o ex-planeta fará furor nos tribunais portugueses: como se salvaguardam os direitos adquiridos? Quem está a salvo de, a todo o momento, aparecer aí um caixa de óculos qualquer a dizer que fulano x já não é doutor ou que sicrano z não tem direito à reforma? Como é? Hã?
FR

7 Comments:

Blogger montra said...

Pelo menos podiam ser politicamente correctos e renomeá-lo como "Planeta Pequeno" ou "Planeta Proporcionalmente Desafiado" ou até "Planetóide de temperatura reduzida".
Outra opção ainda seria defender que apesar ter uma área reduzida,é amplo, tem potencial, é fresco e tem um pé alto... FA

quinta-feira, agosto 24, 2006 10:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nem mais, qualquer funcionário medíocre da Remax vende aquilo em três tempos.

FR

sexta-feira, agosto 25, 2006 10:39:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É um planeta com "cachet".

sexta-feira, agosto 25, 2006 1:05:00 da tarde  
Blogger Grow2Harvest said...

nao admira que houvesse um grumpy nos 7 anoes...
deve ser o gelado...

sexta-feira, agosto 25, 2006 3:29:00 da tarde  
Blogger Grow2Harvest said...

o mickey é que não vai gostar nada de saber que o seu fiel amigo já não é um planeta...
mas é verdade...
o Walt Disney é que sabia, ao dar o mesmo nome a um cão. basta tocar no nariz para se saber que era gelado...

sexta-feira, agosto 25, 2006 3:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem ironias, é óptimo saber que estamos a atingir o nosso público alvo: fás dos clássicos da Disney.

Sobretudo quando se trata de um ilustre "emigra" em terras da Baviera.

Muito obrigado e volta sempre,

P'la Gerência,

FR

sexta-feira, agosto 25, 2006 4:08:00 da tarde  
Blogger Grow2Harvest said...

de nada...
é sempre um prazer...
imensamente renovado a cada visita...
vai esperando pelas crónicas do viajante...
está para breve!!!!
penso eu de que...

terça-feira, agosto 29, 2006 12:31:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home