quinta-feira, novembro 06, 2003

E o Santana Lopes?

Ando com vontade de desancar três coisas há muito tempo: as mensagens por SMS, o Santana Lopes e as letras que passam em rodapé na televisão. O do meio não tem nada a ver e por isso agora não interessa nada mas as outras duas estão em sintonia com aquilo que eu chamo, adivinharam, "c'a ganda estupidez".
Comecemos, para baralhar, pelas mensagens de rodapé. Um senhor qualquer descobriu que era um enorme desperdício o espaço do écran de televisão ser dedicado apenas a um tema. Consequentemente, levamos com letras a passar a média velocidade, referentes, digamos assim, a outra merda qualquer.
Existem três tipos de textos-tipo que passam, em cima ou em baixo, no écran:
- "Notícia TVI - Há cada vez mais portuguesas com gravidez psicológica";
- "Reuna a família para mais uma tarde de grande cinema na TVI: não perca já a seguir mais um espectacular filme de acção com Steven Seagal";
- "dora és linda amo-te bués mas não sabes jokas - dj carolo massamá".
O primeiro tipo é frequente nos telejornais e irrita-me porque quero ver as notícias (enquanto não começa o Jon Stewart) e basicamente serve para dizer ao espectador: "epá tem calma que ainda vamos dar as notícias de que tu gostas".
O segundo é o que mais me irrita. Um gajo já está a ver aquele canal e os tipos já me estão a impor que eu continue a fazê-lo durante mais tempo. Sinceramente apetece-me imediatamente mudar de canal, só que, porra, 'tá a dar o Benfica...
Finalmente o terceiro: de longe o mais divertido, divisível em sub-tipos e o mais tolerável. Porque estes textos só lê quem quer. É pressuposto: estás a ver o programa do Goucha, a Teresa Guilherme ou os Ídolos, levas com mensagens foleiras. Mas vamos a sub-tipos:
- "Para a mãe da tua filha da Suiça que saudades - Amália" - eu não sei há quanto tempo é que a Amália não vem a Portugal, mas deve ser há muito, já que ela deve pensar que só existe uma Amália...
- "Marco és um espanto continua assim e o sol da casa adoro-te - Vânia" - alguém poderia explicar à Vânia que ela gastou € 0,65 num SMS que o cabrão do Marco não vai ler porque está fechado numa casa há dois meses e meio?
O que nos leva às SMS, tema curto quando comparado com o anterior: dois euros (quatrocentos paus, cara%&) para ter o hino (?) do Big Brother no telemóvel. Need I write more?
FR