terça-feira, abril 19, 2011

É pa´mais qu’ um Poker

Ultimamente e a propósito desta crise madrasta, ao assistir às exemplares reportagens dos telejornais, que só faltavam tentar apanhar os intervenientes em directo da casa de banho, e aos infindáveis debates nos canais noticiosos do cabo, protagonizados por gente que é apelidada de perito ou comentador vá-se lá saber porquê, tem-se-me assaltado uma pequena questão. Mas que cara#$lho é uma Troika???
Lá fui então à Wikipédia, que diz que sabe mais que Nosso Senhor (se Nosso Senhor fosse pago a € 0.03 por linha pa’ escrever artigos a favor ou contra determinado tema ou pa’ deitar alguém abaixo), e descobri que, simplesmente, uma Troika, e passo a citar, “é a palavra russa que designa um comité de três membros.” Ou seja, basicamente, uma Troika é um trio.
Ora, que eu me lembre, a estas reuniões do suposto trio (FMI, FEE e el nuestro gobierno), tem ido toda a gente e mais um par de botas, tirando os da ponta esquerda que acham que “ajuda externa” é doença que se apanha do ar.
Conclusão: A este grupinho não se devia chamar então de “Troika”, mas sim, o equivalente em russo ao Full House, e que, segundo o tradutor do Google dá o seguinte: полный дом.
Acho que isto não é nada, quanto mais uma palavra… FA