terça-feira, julho 04, 2006

E lentes de contacto?

A igreja católica, surpreendentemente, tem posições conservadoras (daí a posição mais tradicional se apelidar de "posição do missionário") sobre muita coisa. Porém, raramente se fala de um dogma que, parecendo que não, afecta a saúde de todos os seminaristas e futuros sacerdotes. Escrevo, como certamente já se aperceberam, sobre as causas de miopia, ou doenças do foro, dos aprendizes de padrecos.
Já desde o célebre romance do Eco, o Nome da Rosa, que os membros do clero empunhavam nos verrugoso narizes hastes com lentes, hoje em dia denominadas, não sei se conhecem a palavra, de "óculos". Ora, estes "óculos" encontram-se com elevada frequência nas caras dos sujeitos que estudaram em seminários. O que extair desta constatação, para além de que eu dirijo o meu débil raciocínio em direcções pouco relevantes? É mister começar por dizer que o tipo de letra dos livros de estudo usados em instituições religiosas não é o melhor. Eu arrisco um Monotype Corsiva tamanho 8 ou quiçá um Calligraphic tamanho 9. Seja como for, é vergonhoso que não se use, pelo menos, um Times New Roman 14.
Outra razão que contribui para a paupérrima saúde oftalmológica desta gente, é concerteza o facto de as editoras da especialidade levarem à letra (como é para elas, um Arial 12, vá) o ditado "Deus escreve direito por linhas tortas". Ora, não se admite que os rapazes andem anos e anos a estudar por manuais cujos textos estão enviesados. Mais atenção, sim?
Um outro factor que contribui inequivocamente para esta situação, é a ausência de candeeiros adequados nos quartos dos seminaristas. Um candeeiro de tecto com uma lâmpada de 40 watts é claramente (ou escuramente, no caso) insuficiente. Não há nada que alumie a zona de trabalho ou mesmo um candeeirito de halogéneo na mesinha de cabeceira. Proponho desde já ao IKEA que lance a colecção Seminarius. Com € 14,99 já se fazia a festa e poupava-se nos "óculos".
A última explicação para este problema de saúde pública que atinge a classe, e de longe a mais credível, é que Deus tem acções da Multiópticas.
FR