quinta-feira, maio 25, 2006

Crónica do viajante - Nos Açores


Vivam, caros viajantes! Hoje rumamos aos Açores, essas ilhas perdidas no atlântico e que mais valia nunca terem sido encontradas. São bonitas é um facto, levem a máquina fotográfica pois de certeza que encontrarão paisagens de cortar a respiração. Visitei São Miguel, Terceira, Pico, Flores, Faial e as Desertas e o problema maior é que para ir aos Açores é preciso alguma disciplina, não é para qualquer um. Eu, por exemplo, a certa altura comecei a confundir-me. Aluguei um carro em cada ilha e aconteceu que várias vezes tentei dirigir-me para locais que afinal não eram na ilha onde me encontrava, do género. "Hoje vou novamente jantar ao ‘Filipe’, que tem um peixinho à maneira!". Punha-me à estrada todo lampeiro e a meio caminho: "Fod@#, não é nesta ilha!".
Algo incontornável são as baleias que julgo serem realmente uma experiência inesquecível e que aconselho a todos. Mas peçam para não abusar dos temperos e servir com um "Alvarinho" bem fresquinho. Aliás toda a gastronomia dos Açores é fantástica com excepção do cozido feito nos géisers, ou que é, e que sabe mal. Não sei se é enxofre, se o que é...mas sabe mal.
As Flores são efectivamente bonitas mas não valia a pena termos aterrado, via-se de cá de cima. Sempre tive muita curiosidade no Faial, porque era o nome do cão de uma das personagens de "Uma aventura..." e na verdade, a ilha é como o cão: um bocado rafeira. São Miguel é muito bonito, mas a minha prima também e fico satisfeito por não a ver muitas vezes.
O Pico foi a grande surpresa. É maravilhoso e espero lá voltar muito em breve. As pessoas que por lá encontrei foram duma enorme simpatia. Um grande abraço, aliás para todo o povo açoriano que me ficou no coração e que me proporcionou grandes momentos, mesmo quando as palavras que me dirigiam se assemelhavam ao dialecto do Butão.
Por último o "Peters"! O café incontornável duma das ilhas; (esqueço-me sempre em qual é que é) tem um excelente gin tónico ao que dizem (a mim apeteceu-me um Santal pêssego) e é ponto de encontro dos marujos.
Por hoje é tudo. Bons passeios e boas viagens