sexta-feira, julho 09, 2004

E o da Gazela também, só que esse é giro

Tenho-me deparado ultimamente com uns exponencialmente irritantes anúncios publicitários na televisão. Mas vou deixar as entrevistas ao Santana Lopes em paz e focar-me noutra coisa: nos anúncios à bebida Macieira.
A bebida Macieira parece-me fraquinha, com um ligeiro travo desagradável. Não sei, nunca bebi - nem quero - mas que parece, parece.
A táctica para apanhar o pessoal a beber aquela cena é a seguinte: imagina que estás com os amigos, e pedem todos uma Macieira com gelo. Num copo alto. E depois, como que por magia, têm todos imenso estilo e o líquido é suave e não sei quê e quem beber aquilo passa a ser socialmente aceite, bem sucedido e quem sabe até se arranja um emprego melhor para todos. Ah, como deve ser triste, mas também sonhador, o publicitário que pensou naquilo.
Adaptando a velha máxima de que gajo que é gajo não come mel, come abelhas, também aqui se impõe dizer que gajo que é gajo não bebe Macieira, bebe whisky. Ou eventualmente come maçãs. Ou bebe leite antes de se deitar, tanto faz, o importante é não beber Macieira.
Para mais, o whisky também pode vir com gelo, pode vir num copo alto, é suave, mas tem uma diferença que eu considero fundamental numa bebida, é que sabe... qual é que é a palavra... melhor!
E pergunta o leitor atento: como é que sabes isso se nunca bebeste, ó palhaço? E eu respondo: porque se fosse saborosa não faziam aquela tentativa desesperada de nos impor aquela mistela! E palhaço és tu!
FR