quinta-feira, julho 31, 2003

FUTEBLOGUISTICAMENTE FALANDO

Gostaria, para tédio dos nossos sete leitores, de abordar hoje a fulcral temática das expressões futebolísticas. Porém, e pela abundância das mesmas, fui forçado a seleccionar rigorosamente apenas aquelas que agora me vêm à memória.
"Levar a melhor" - Com aplicação específica por comentadores televisivos e radiofónicos (sim, porque há outros...), a expressão utiliza-se no seguinte contexto: "...e aí vai Danny, mete na esquerda em Kenedy, leva a melhor sobre um adversário, chuta...". Leva a melhor. Leva. a. melhor. Leva a melhor quê? A melhor bola? Será que há um prémio para a melhor finta e que depois oferecem as melhores viagens ou as melhores t-shirts? E leva para onde?
"Transposição defesa-ataque" - Mais uma vez frequentemente utilizada por comentadores do jogo, "transposição defesa-ataque" significa (acho eu) chutar a bola lá prá frente, como muito bem dizíamos quando tínhamos dez anos. Mas preocupa-me o verbo "transpor" que, segundo o Dicionário Koogan Larousse Selecções, significa "passar além de; galgar; ultrapassar". Ora, quando se chuta lá prá frente, da defesa para o ataque, está-se a transpor exactamente o quê? Os adversários? Ou os médios da própria equipa? Em princípio os adversários, mas será preciso complicar tanto? Terão uns jogadores que galgar outros, tipo salto-ao-eixo?
"Aumentar os índices de confiança" - Será que eu também tenho esses índices? Poderei comprá-los? Ou será que sou apenas mais ou menos confiante? A expressão é utilizada sobretudo por treinadores e pelo incontornável (se bem que já o foi mais) Gabriel Alves.
"Ligação dos sectores" - Usada por comentadores e não só, significa que os jogadores da defesa não conseguem passar a bola para os médios e estes também não o conseguem fazer para os avançados. No fundo os jogadores são nabos mas assim parece que a culpa é do treinador que não consegue implementar o sistema táctico.
"Sistema táctico" - Usado por toda a gente que se esquece de dizer simplesmente "táctica".
"4-4-2 ou 5-3-2" - Ainda não percebi o significado, só sei que a soma destes números dá invariavelmente 10. FR