segunda-feira, setembro 01, 2008

Drogas duras

Aquela gaja republicana escolhida pelo McCain é membro da NRA e portanto pró-armas e, simultaneamente, pró-vida, opondo-se firmemente ao aborto. Com esta afirmação, até o mais débil leitor percebe que vai uma grande cowboiada naquela cabeça.
Não é essa elementaridade, porém, que me traz aqui hoje. Na verdade, o que me traz aqui hoje é o que me traz aqui hoje. Que é afinal, o quê? Fosse eu uma pessoa inacreditavelmente sagaz e dizia já aqui meia-dúzia de argumentos coisos que vocês percebiam logo ao que é que aqui venho. Como não sou sagaz, vocês não percebem nada. Isto é importante compreender. Ponto da situação: idêntica cowboiada à primeira ali em cima descrita, vai aqui no meu lindo craneozinho.
Com uma diferença: ninguém vai passar tempo algum a escalpelizar a minha cowboiada (e escalpelizar aqui assume-se como a melhor expressão a armar aos cucos de sempre, em blogs e livros e tudo desde que o Camões mandou os Lusíadas para o palhaço do editor: porque significa analisar ou dissecar e portanto é o vocábulo perfeito para a mensagem que eu desejo passar para V. Exas.; porque a análise incide sobre a minha cabeça, onde está, em princípio, o escalpe e; porque quem tirava o escalpe eram os índios e de que é que estamos aqui a falar? de uma cowboiada. Mistério mistério é só aparecerem aqui 17 pessoas por dia, pá). Onde é que eu ia antes deste monstruoso parêntesis? Ah, na constatação da ausência de qualquer escalpelização ao meu couro cabeludo (hoje estou impossível! Repararam como falo em couro, tão usado por índios e cowboys, e na utilização de “monstruoso” acerca de um enorme e brilhante parêntesis?), por contraste com a sistemática escalpelização da confusão que abunda na cabeça da senhora candidata a vice-presidente nos meses que se seguem por canais e programas de televisão que eu não vejo, e que de tão desinteressantes me farão valorizar ainda mais a antecipadamente correcta opinião do Jon Stewart, se eu tiver oportunidade de ver o Daily Show até Novembro, senão tanto me faz porque também há de ser a minha. Ou a dele ou a do John Oliver.
FR