Considero caricato, o sistema de combate a incêndios, vulgo extintores, que se costumam pendurar nos corredores dos prédios, principalmente, devido à literatura que neles se cola. É que, reparando naquelas instruções, começo logo a imaginar um pobre coitado de pijama, com a casa e tarecos a arder, os filhos já meios chamuscados e a mulher desmaiada dentro do armário, a tentar descortinar aquela mer#/%da às três da manhã no patamar das escadas do 5.º andar!!! Pra já, até que se consiga arrancar aquilo da parede, tirar a segurança e a mangueira e pôr aquilo a funcionar, “queimou-se” logo 10 minutos. Mas o pior é que não se pode usar um qualquer extintor para qualquer tipo de fogo, Não!! Há regras!! Sob pena de se piorar ainda mais a situação!!!
Por exemplo: Para materiais sólidos, de fácil combustão, como papel, madeira e roupas, devem ser usados exclusivamente extintores de Água ou Espuma Mecânica!!??
Já para líquidos inflamáveis e gases, como o álcool, gasolina e diluentes, podem ser usados extintores de Pó Químico - “BC”, de CO2 – Gás Carbónico, ou de Espuma Mecânica!!!???
Para equipamentos eléctricos energizados, ou seja tudo o que se possa ligar à tomada, só podem ser usados extintores de Pó Químico - “BC” ou de CO2 – Gás Carbónico!!!!????
Portantos, quer se me parecer que, quando um gajo conseguir atinar com aquela bos%$#ta, já não é preciso cab#$rão de extintor nenhum, mas sim uma pázinha pa recolher as cinzas….FA
2 Comments:
é um mundo, o raio dos extintores...
se calhar era mais fácil perceber e recordar se o senhor dos plásticos da Feira da Luz o dissesse na sua lengalenga.
era pedagógico.
já agora, qual é o extintor bebé que temos de ter no carro?
Enviar um comentário
<< Home