terça-feira, fevereiro 02, 2010

As Zonas Húmidas

Apesar de se tratar de um humor tendencialmente púbere e ligeiramente vulgar, aqui ficam excertos de um artigo sobre as “Zonas Húmidas”:
“No passado, dia 2 de Fevereiro, comemorou-se o dia mundial das zonas húmidas, data que coincide com aquela em que foi assinada a Convenção de Ramsar, no Irão, em 1971.
Esta Convenção entrou em vigor em 1975, com o objectivo de defender as zonas húmidas do mundo inteiro e conta actualmente com 136 países aderentes.
Deste Tratado resultou também a criação de uma lista de zonas húmidas de importância internacional.
Em Portugal, foram reconhecidas 12 zonas húmidas (…).
De acordo com o texto ratificado na Convenção de Ramsar, as zonas húmidas são definidas como "zonas de (…) turfeira, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água (…) salobra ou salgada, (…).
(…)
Além de todos os benefícios expostos, as zonas húmidas são também essenciais na minimização dos problemas (…).
No entanto, as zonas húmidas (…) encontram-se gravemente ameaçados, a nível mundial, pela poluição, urbanização e industrialização, intensificação da agricultura, pesca e piscicultura, caça ilegal, abandono e transformação de salinas e turismo insustentável.
Em Portugal, estas zonas encontram-se também em risco, pois o nosso país não cumpriu as obrigações assumidas aquando da assinatura da Convenção, em 1980, relacionadas com a preservação (…). Estas obrigações, envolviam, entre outras medidas, elaborar planos de ordenamento e de gestão para as zonas húmidas, com vista à sua utilização sustentável.
(…)
Perante as ameaças que as zonas húmidas enfrentam, torna-se urgente e prioritária a adopção de medidas concretas, tais como: Divulgação e sensibilização acerca dos benefícios de preservação destas zonas, cumprimento da legislação sobre esta matéria, (…), de gestão e de medidas de recuperação das mesmas, (…) que têm uma importância vital para a humanidade.” FA