segunda-feira, outubro 25, 2010

Verdade, verdadinha

Li esta frase vai p’ alguns dias:
“Quando uma mulher fica grávida, as amigas fazem-lhe carícias na barriga e dizem 'parabéns', mas ninguém apalpa os tomates ao marido e diz ‘excelente trabalho’".
E esta é uma lição de vida meus caros leitores. No fim de contas, o que interessa são os resultados. Por mais que um coitado se esfalfe a trabalhar, se não alcançar protagonismo e mostrar serviço, tá lixado. FA

sexta-feira, outubro 22, 2010

Alegado membro da máfia siciliana detido no Bombarral

É este o título da notícia do Diário Digital. E só isto assim já dá vontade de rir. FA

quarta-feira, outubro 20, 2010

Momento pretensioso da semana

Depois, descendo para a rua Nova do Almada, contou o caso da Adosinda. Fora no Silva, havia duas semanas, estando ele a cear com rapazes depois de S. Carlos, que lhes aparecera essa mulher inverosímil, vestida de vermelho, carregando sensatamente nos rr, metendo rr em todas as palavras, e perguntando pelo Sr. virrsconde... Qual virrsconde? Ela não sabia bem. Erra um virrsconde que encontrrárra no Crroliseu. Senta-se, oferecem-lhe champagne, e D. Adosinda começa a revelar-se um ser prodigioso. Falavam de política, do ministério e do déficit. D. Adosinda declara logo que conhece muito bem o déficit, e que é um belo rapaz... O déficit belo rapaz – imensa gargalhada! D. Adosinda zanga-se, exclama que já fora com ele a Sintra, que é um perfeito cavalheiro, e empregado no Banco Inglês... O déficit empregado no Banco Inglês - gritos, uivos, urros! E não cessou esta gargalhada continua, estrondosa, frenética, até ás cinco da manhã em que D. Adosinda fora rifada e saíra ao Teles!... Noite soberba!”

Eça de Queiroz, n’Os Maias, publicado em 1888.


Inadvertidamente, ontem vi uma cena do inenarrável programa da TVI, em que uns gajos saídos de um casting feito num bar de alterne em Gondomar discutiam, como já fazem há algumas semanas, o orçamento, o défice e a situação económica do país. Depois do noticiário, vi um pouco da Casa dos Segredos, em que um concorrente dizia “a gente vimos que escondestes os cigarros, foda-se!”. E o que é que a TVI censurou nesta frase? Onde é que TVI pôs o piiiiii? Terá sido na incorrecta utilização da forma conjugada do verbo “ver” na terceira pessoa do plural depois do infernal “a gente”? Terá sido no “escondestes”? Não. Foi no final da frase, que curiosamente foi a única parte pronunciada com distinção.
O que me surpreende mais nesta história é ainda existirem pessoas admiradas por termos as contas neste estado e um défice mais agudo que a voz da Júlia Pinheiro.

FR

segunda-feira, outubro 18, 2010

Estado Social – Versão Portuguesa

A versão portuguesa do estado social é mais ou menos assim:
- Paga-se impostos para se ter o direito a levantar às cinco da manhã a modos de chegar ao centro de saúde lá pás seis da matina, a ver se se ainda arranja marcação pá consulta de urgência a ter lugar lá pás oito e quarenta. Se calhar se não se pagasse impostos, nem havia centro de saúde e todos os dias passava um gajo tuberculoso lá em casa pa nos arrear uma carga de porrada.
- Paga-se impostos para se ter o direito a pagar portagem quando se anda na auto-estrada e mesmo assim aquela mer”#da tá sempre em obras a modos que durante um porradão de quilómetros só tem uma faixa mal amanhada emparedada entre Legos de betão. Se calhar se não se pagasse impostos nem havia auto-estradas, nem carros e um gajo tinha de ir à pata tal qual um peregrino.
- Paga-se impostos para se ter o direito a, de modo a pôr os putos numa escola minimamente decente, ter de se dar a morada do primo da cunhada, e depois pagam-se os livros, as canetas, as borrachas e a restante cangalhada escolar, a cantina e mais o diabo a quatro. Se calhar se não se pagasse impostos, não haviam escolas e os putos eram criados por lobos. O Estado Social Português começa-me a cheirar àquele jogo da roda... FA

sexta-feira, outubro 15, 2010

Preso político? Quem? Onde?

Esta semana o PCP atirou com o seguinte comunicado: “A decisão da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo – inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China - é, na linha da atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2009 ao Presidente dos EUA, Barack Obama, mais um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a afirmação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade entre os povos.”
Há aqui muita coisa mal, que eu sou forçado a denunciar. Em primeiro lugar, a construção frásica é de quem se baldou a muitas aulas para andar a colar cartazes de listas candidatas à Associação de Estudantes. Lançar um comunicado que consta apenas de uma frase é parco e parvo. Depois emprega o vocábulo “galardão” o que, na falta de melhor expressão, é porco. “Galardão”, há semelhança do que sucede com qualquer substantivo que tenha mais que duas sílabas e termine com o ditongo “ão”, é sempre palavra a evitar. Para mais, quando a frase já começou com “decisão da atribuição”, que para além de promover uma infeliz aliteração do “ão”, ainda é redundante porque “decisão da” não está lá a fazer nada. Depois ainda repete “atribuição” e quase a acabar ainda vai buscar “afirmação”. Não, não, não! Assim não!
Quanto ao teor do comunicado, não me surpreende: eu sempre calculei que os fatos que os deputados do PCP usam são da loja do chinês. Desconhecia é que lhos ofereciam.
FR

quinta-feira, outubro 14, 2010

Eu vou, eu vou, p'ra casa agora eu vou!

Isto era o que eles deviam ter cantado, aqueles anões chilenos e mais o boliviano, uma espécie de Dunga do grupo.
E claro, que correu tudo muito bem na operação, mas dois deles quando foram ao confessionário estavam bem pessimistas e fartaram-se de dizer mal do ministro. Foi pena a Júlia Pinheiro não ter podido avançar como apresentadora, pois teria elevado o programa a outro nível (alguns metros acima).Enfim, fomos quase soterrados com as notícias dos mineiros e embora fique realmente feliz por estarem todos cá em cima sãos e salvos, achei que faltou ao programa alguns conflitos e tensões.
O pontapé do Marco continua a ser a melhor cena de reality show de sempre...
ST

Ockley, Hope Edition

“Abajo solo queda el viento”, disse Manuel Gonzalez, o último socorrista a deixar a mina onde 33 mineiros chilenos viveram durante 69 dias. No Chile são uns maricas, é o que é. Se isto fosse na Alemanha o último socorrista diria “a operação correu tal como planeado”, se fosse em Portugal diria “só há a lamentar a falta de apoios das várias entidades que têm responsabilidade nestas matérias, vocês sabem do que estou a falar” e se fosse na Áustria diria “estes gajos deviam ser presos por meterem os outros em trabalhos”. Acho que se devia gozar mais com a Áustria, um país que nunca trouxe nada de excepcional ao Mundo, tirando os primeiros álbuns do Mozart (depois tornou-se pretensioso).
Ora, como esta história toda teve lugar no esguio Chile, terra que nos dá vinho do bom e alguns pontas-de-lança decentes, com paisagens espectaculares pelo meio, a coisa adoça-se e começa a lamechice. Mas a verdade é que os mineiros não estavam, para o fim, assim tão mal. Basta ver que as condições deles melhoraram muito, ao ponto de, mais para o fim, terem metido lá em baixo um estúdio de televisão e uma loja da Ockley.
Para mais, em não sei quantas semanas, o melhor grito de guerra que arranjaram foi “Chi Chi Chi, Le Le Le, Los Mineros de Chile!” É que isto nem o Professor Queiroz – que inventou o genial e estóico “Portugal Huuu, Portugal Huuu” - gritaria no balneário, com a breca! Cá para mim eles lá em baixo andavam um bocado baldas e como lhes disseram que só saíam lá mais para o Natal, depois tiveram que arranjar o grito de guerra à pressa. Os sornas. Não têm desculpa, até porque nos primeiros vinte dias das belas férias que gozaram ainda não tinham contacto com o exterior, nem sabiam se ainda andavam à procura deles, se veriam novamente a família e os amigos, limitando-se a comer uma colher de atum a cada dois dias, pelo que tinham muito tempo para criar um lema melhorzinho.

Vinte dias.

Pensando melhor, lá em baixo não ficou só o vento. Ficou também o medo de que os outros desistam de nós.

FR

sexta-feira, outubro 08, 2010

Por favor Sôtor, por quem é

O Ministro da Saúde chileno anunciou que o resgate dos 33 mineiros presos desde o dia 5 de Agosto numa mina no Chile começa na próxima terça-feira.
O mineiro que foi visitado pela mulher e pela amante no mesmo dia já fez saber que não é preciso pressa nenhuma, que o que importa é que as coisas sejam bem feitas mesmo que o resgate demore mais um bocadinho e que não se importa de lá ficar mais tempo só pa se confirmar que tá tudo bem. FA

quarta-feira, outubro 06, 2010

Pio

A seguir às pessoas que ficam especadas no lado esquerdo das escadas rolantes impedindo a passagem de quem insiste em usar estas escadas como se elas fossem – ah ah ah - escadas, as piores pessoas do mundo são as que defendem, tão mal como a defesa do Sporting, a causa monárquica.

Ora, no primeiro caso, peço um abrutalhado “com licença” e elas desviam-se para eu poder passar.

No segundo caso, o dos monárquicos, e se por algum miserável acaso eu tivesse que falar com eles, daria este, e só este, argumento:


FR

Hieróglifos culinários

Venho hoje insurgir-me contra o atentado à inteligência, perpetrado por determinados fabricantes de tarecos e cangalhada, designadamente, os produtores daqueles potes, de todos os tamanhos, gostos e feitios, destinados a guardar alimentos, e que fazem a fineza de inscrever nos referidos cântaros, tal qual aviso, o nome do produto que lá se guarda, como seja café, arroz, chá ou massas.
Mas será que esta malta acha que se não inscrever o nome, a populaça vai-se confundir, do género, tirar esparguete dum frasco anónimo e parti-lo pa dentro de uma chávena, deitar-lhe água a ferver em cima, beber e exclamar: ‘Pera lá, isto não é chá de cidreira!!!
Ou então, tentar fazer um “Penne à la Carbonara” com meio quilo de açúcar e três colheres de sopa de café torrado moído!!!
Vá lá pessoal, eu sei que a malta é saloia mas dêem-nos algum crédito. FA

segunda-feira, outubro 04, 2010

Palhaçadas

O palhaço brasileiro denominado Tiririca foi eleito deputado federal pelo Estado de São Paulo com mais de 1 milhão e 300 mil votos. O seu lema "vote no Tiririca, pior do que está não fica!" parece ter convencido os eleitores brasileiros.
Portugal, inspirando-se nesta história de sucesso, também podia eleger o palhacinho Batatinha como Presidente da República sob o lema “vote no Batatinha, que eu ponho-os todos na linha porque senão levam com um dos meus sapatos na pinha!” FA

sexta-feira, outubro 01, 2010

Gliese 581g e teoria económica*

Excelente notícia: astrónomos encontraram um planeta que é susceptível de ser habitado por humanos – o Gliese 581g.
Má notícia: fica um bocado fora de mão - vira-se à direita depois da Lua, segue-se sempre em frente vinte anos-luz e depois é logo ali, vê-se logo, não há nada que enganar. Em gasóil sai caro mas, pelo menos até ser anunciada a edição revista e ampliada do PEC, não há portagens.
No entanto, mais do que contemplar a perspectiva de ir habitar um novo planeta, onde quase de certeza que não conheço ninguém, nem sei mesmo se há SporTV ou imperiais decentes, esta conclusão dos astrónomos preocupa-me pelos recursos que são utilizados em descobertas mais vãs que uma viagem do Madaíl a Madrid. “Porquê?”, pergunta V. Exa. num tom desconcertante que não lhe admito. Porque a descoberta do Gliese 581g serve de exemplo a tantas outras que eles fazem diariamente e que nunca têm resultados práticos. Por exemplo, usam os telescópios para espreitarem as miúdas da vizinhança. Descobrem imensas susceptíveis de ser papadas, mas também nunca lá vão.
Ora, o desequilíbrio na distribuição de recursos escassos (os telescópios valentes), não permite que um bem valioso (miúdas) seja equitativamente aproveitado pela generalidade da população. E o somatório de pessoas que percebe minimamente de economia, bem como o nosso Ministro das Finanças, deviam estar mais atentos a isto.

FR
* Samuelson, põe os olhos nisto.

Astrologia tauromáquica ou tauromaquia astrológica?

Aqui fica, a título de amostra, o horóscopo para o dia da tourada, do touro bravo de seu nome “Circunflexo”, com 610 Kg, que nasceu em 4 de Setembro de 2006 e que por isso é do signo “Virgem” e que tem agora 4 aninhos, proveniente da ganadaria do Sr. Dr. José Castro Brito de Almeida e Sá III, Júnior:
Amor: Sentirá um maior o equilíbrio entre o sentimento e a razão. Os seus pensamentos estarão simultaneamente embebidos de lógica e sensibilidade mas também de alguma agitação. Ao final do dia, poderá encontrar-se rodeado de diversos membros do sexo oposto.
Trabalho: Irá iniciar um novo projecto de ordem social e colectiva que irá requerer um grande esforço da sua parte e estabelecer novos contactos profissionais. Verá que se sentirá mais útil e contribuirá para a realização pessoal de outros.
Bem-estar: Verá reforçado o seu espírito de combate. Será mais propício a agir do que a dedicar-se a visões filosóficas da existência. Atenção a complicações e enfermidades na zona lombar. Procure descansar em paz. FA